MENU

Dependemos da terra.
Ela precisa de nossos cuidados.
E essa ideia precisa ser compartilhada.

Acompanhe nossas ações sociais abaixo. 

GIMA – GINCANA INTERMUNICIPAL PELO MEIO AMBIENTE

A ideia de criar a GIMA – Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente surgiu depois que, conversando com algumas crianças que moravam na fazenda, percebemos que elas estavam sendo vítimas de bullying. Elas iam para a escola na cidade e eram discriminadas pelas crianças que moravam na Zona Urbana.

Para melhorar a integração entre elas, criamos a GIMA que nasceu como uma gincana que promovia diversas atividades que tinham como pano de fundo a cidadania, o respeito e a educação ambiental.

Em sua primeira edição em 2008, participaram cerca de 120 crianças de escolas das cidades de Cristais Paulista e Ribeirão Corrente. Com os anos, a GIMA foi crescendo e abrangendo mais municípios da região.

Em 2019, a gincana passou por uma reestruturação. Hoje a GIMA é uma feira cultural com duração de quatro dias, que conta atividades esportivas e lúdicas, apresentações teatrais, de dança, contação de história, feira de livro, etc.

Em 13 anos de existência, a GIMA já conscientizou mais de 9 mil crianças.

Pela primeira vez, em 2020, a gincana não pode ser realizada em virtude da pandemia pelo coronavírus, os organizadores, então, decidiram criar uma nova versão da gincana: a GIMA Digital.

Por meio deste novo programa, foram distribuídos mais de 120 aparelhos celulares para as escolas dos municípios de Cristais Paulista, Ribeirão Corrente e Pedregulho, para que os aparelhos fossem cedidos aos alunos mais carentes e que não tinham como acompanhar as aulas que passaram a ser ministradas pela internet.

AMPLIANDO HORIZONTES

O programa Ampliando Horizontes surgiu com o objetivo de alfabetizar e capacitar os colaboradores da Labareda. No início dos anos 2000, foi feita uma pesquisa com os colaboradores, demonstrou-se que muitos eram analfabetos ou tinham pouquíssimo estudo, o suficiente para escrever apenas o nome.

Para ajudá-los, decidimos transformar um dos galpões da Fazenda em uma escola. Contratamos duas professoras e passamos a oferecer aulas de graça para quem quisesse aprender mais. Logo que as aulas começaram, não apenas os funcionários iam à escola. Eles também levavam suas famílias, o que acabou fazendo com que o projeto fosse ampliado.

Hoje, quase 20 anos depois, o Ampliando Horizonte continua funcionando, mas passou por algumas adaptações. Hoje ele oferece aulas de reforço escolar para as crianças da fazenda e também atividades extracurriculares, ligadas, principalmente, à área cultural.